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Negativado Pela Oi, Vivo, Claro, Tim, Nextel, etc. O Que Fazer?


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No sistema do capital e com o avanço da tecnologia e da globalização, empresas como companhias telefônicas realizam contratos através de todo tipo de meio de comunicação. Hoje já não é mais necessário ir até o estabelecimento da empresa de telefonia e assinar um contrato – basta ligar e dizer alguns dados. Infelizmente, isso facilita as ações de fraudadores que usam dados e documentos de terceiros para concluir contratos fraudulentos – e veja-se, hoje é relativamente fácil, através da internet, conseguir os dados de qualquer pessoa.


Seja a Oi, a Vivo, a Claro, a Tim, a Nextel ou qualquer outra empresa de telefonia, infelizmente, mesmo que o consumidor realize reclamações, as empresas insistem na cobrança das dívidas ilegítimas, alegando a licitude da cobrança – o que pode prejudicar demais o consumidor que chega a ser negativado em cadastros como o SPC, o SCPC e a Serasa.


Caso as empresas de telefone cheguem a negativar ou sujar o nome do consumidor, caberá um processo judicial exigindo a baixa da inscrição na Serasa, SPC ou SCPC. Mas não apenas: Os tribunais já decidiram que o consumidor tem direito a uma indenização por dano moral em dinheiro em razão da negativação indevida.


Eu Já Paguei a Oi, Claro, Vivo, Tim, etc, mas Sujaram Meu Nome, O Que Fazer?


Se você realmente tem uma relação com a empresa de telefonia mas viu seu nome ser negativado sem razão, nada muda. Você mantém o seu direito de ter a baixa da anotação na Serasa, SPC ou SCPC e, ainda, ser indenizado por danos morais.


A questão é que você deverá procurar um advogado especialista com os comprovantes de pagamento das contas referentes e próximas ao mês que consta da negativação. Assim, uma vez que reste claro que você foi negativado por uma dívida já paga, a empresa de telefonia será condenada à baixa da negativação e à indenização por dano moral.


Cancelei a Linha Mas Mesmo Assim Sujaram Meu Nome. O Que Fazer?


Após receber a solicitação de cancelamento, a operadora operadora de telefonia (oi, vivo, claro, tim, Nextel, etc) tem até 12 horas para fornecer ao usuário o número do protocolo de recebimento da solicitação - isso pode ser feito por todas as maneiras de atendimento disponíveis. O serviço deve ser desativado em até 24 horas após o recebimento da solicitação de rescisão contratual. O importante é que, desde o cancelamento, o consumidor requeira o protocolo da ligação!


Se mesmo após o cancelamento ocorrer negativação do nome do consumidor, temos que esta negativação é indevida e, por isso, o consumidor faz jus não apenas à baixa da restrição nos cadastros de devedores como também à indenização por dano moral em razão da negativação.


Por quanto tempo o nome de um consumidor pode permanecer no registro do devedor?


O nome do consumidor não pode permanecer nos bureaus de crédito (como Serasa, SPC e SCPC) por mais de cinco anos após o vencimento da dívida que motivou a inscrição. A manutenção da negativação da Oi, Claro, Vivo, Tim ou qualquer outra operadora de telefonia por tempo maior que este também configura ato ilícito indenizável.


Conseguimos te ajudar? Se ainda ficou com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente pelo whatsapp!




Advogados Autores:

Leandro Lima OAB 425324/SP

Marcel Sanches OAB 404158/SP





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